19 de outubro de 2011

ALERTA!!!!

Especialista e estudiosos da psicologia e outras áreas afins comprovam que as primeiras experiências infantis nos primeiros anos de vida são as que formam a personalidade do ser humano e, ainda que as marcas que os adultos cuidadores – pais, parentes, babás ou professores – deixam é para sempre na vida destas crianças.
Sabemos que a convivência familiar na infância é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, assim como sabemos que ambientes familiares hostis podem causar dano com conseqüências irreversíveis à existência humana, afetando a saúde mental dos mais frágeis que são as crianças. Na busca para amenizar essa fragilidade física e emocional das futuras gerações, o crescimento das crianças deve ocorrer em um ambiente seguro e afetuoso, com cuidados essenciais para refletir na construção de personalidades dos adultos de amanhã.
Isso só é possível quando amamos as nossas crianças. A referência aqui é daquele “amor comportamento”, que tem consciência da influência do seu agir sobre tudo que vai marcar a vida de uma criança e delinear a sua personalidade futura. Todas as organizações que tem a missão de “construir personalidades” inclusive a organização familiar, devem reciclar, reforçar e despertar os estudos e questionamentos entre todos para sempre buscar o melhor para a vida humana.
Primeiro aquela pequenina vida da qual somos os cuidadores responsáveis, em segundo a nossa própria vida, buscando a satisfação e o prazer em atingir os resultados esperados na criança como reflexo daquilo que oferecemos a ela. Cabe lembrar que a nossa natureza humana se não for instigada, desafiada e motivada, pode esquecer muitas coisas importantes caindo no sentido negativo da palavra rotina.
Tudo o que fizermos para as nossas crianças terá registro eterno em seus corações e nas suas mentes. Então, estudar, discutir e aprender sobre crianças dever ser uma constante mesmo para os especialistas


Para os filhos, os cuidadores sejam eles, pais, avós, tios, professores, babás, irmãos ou padrinhos são heróis e, sobretudo são exemplos de pessoas e de atitudes, por
isso, veja o exemplo que você está sendo para seu filho. Veja este filme e reflita que herói você
quer ser para seu filho.
Dicas de atividades que desenvolvem e estimulam a aprendizagem das crianças.
Cuidadores (pais, avós, tios, babás, professores) podem desenvolver com suas crianças.

§   Leia em voz alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo. A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em livros.

§  Para começar, use livros ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler.
Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.

§  Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra-se do macaco que vimos no circo?"

§  Procure por programas de leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.

§  Compre um dicionário infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"

§  Faça com que materiais de escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.

§  Procure assistir programas educativos na TV e vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.

§  Visite com freqüência uma biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.

§  Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.
  Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento.

   Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais.

   Suas teorias buscam inplantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos.

   De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autonôma.